14/09/2011
Medidas de tempo: o calendário na sala de aula
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, de forma contextualizada, os numerais de zero a trinta e um. É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações problema as quais terá necessidade de interpretá-las.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradualmente pelo aluno, mas você pode proporcionar experiências nas quais os alunos vivenciem o uso social da medida de tempo. Uma sugestão é afixar na sala de aula o calendário do mês, para acompanhar com os alunos o transcorrer do tempo. Se preferir você poderá utilizar um calendário que tenha todos os meses do ano. Proponha aos alunos perguntas que os auxiliem a dominar cada vez mais a leitura e a interpretação de calendários mensais. Estabeleça uma rotina. Todos os dias, inicie a aula dialogando com a turma: qual dia do mês é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês?
Você poderá acrescentar novos questionamentos no decorrer da semana, por exemplo:
Outra sugestão é confeccionar fichas: com os dias da semana, com os nomes dos meses e com os dias (1, 2, 3, 4,...31) para fazer o registro da data.
É relevante, ainda, marcar no calendário datas importantes para o grupo: trabalho de campo, aniversariantes do mês, dentre outras.
Dialogando com os alunos
Professor, inicie a atividade fazendo uma sondagem sobre o que os alunos sabem sobre unidade de medida de tempo: calendário. Questione o grupo:
Para o momento do diálogo leve para sala de aula diferentes modelos de calendários:
Professor, peça que os alunos observem os diferentes calendários e digam suas semelhanças e diferenças.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que utilizem a internet, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os sítios abaixo, a fim de que possam observar diferentes tipos de calendários.
- Calendário com todos os anos do mês, com seus dias e semanas em uma página.
- Calendário com um mês em cada página, dividido em semanas e dias da semana.
- Calendário que apresena cada dia do ano em uma página.
Fonte: Acervo da autora
Explore os dias da semana, meses do ano, quantidade de dias de cada mês. Você poderá consultar a aula Calendário: o dia, o mês e o ano, postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22407 . Essa aula trabalha itens relevantes sobre o calendário, dentre eles a questão: “Por que a semana tem sete dias?” Também poderá utilizar a aula “O tempo e o calendário” postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22604 (Acesso 31/08/2011)
Após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre a temática “Calendário". Você poderá fazer assim:
Convide seus familiares para ajudá-lo a responder as adivinhações que você irá registrar abaixo. (Professor, registre na lousa as perguntas e peça para os alunos copiarem. Você poderá fazer o registro no caderno de Matemática ou de Língua Portuguesa).
1- O que é, o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.
2- Qual é a coisa, qual é ela, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.
3- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.
4- O que é, o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.
5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.
6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.
7- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.
8- O que é, o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.
Após responder as adivinhações, responda: Qual foi o tema trabalhado nas diferentes respostas? Justifique.
Agora, é com você.
Faça as adivinhações com seus familiares, veja se eles conseguem adivinhar. Pergunte se eles conhecem outras adivinhações que tenham como respostas a temática trabalhada. Em caso afirmativo, registre-as em seu caderno.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Organize os alunos em um grande grupo, faça as adivinhações para que eles possam respondê-las. Em seguida peça que os alunos que conseguiram registrar outras adivinhações façam a leitura para que todos possam tentar adivinhá-las. Quando terminarem as apresentações pergunte o que acharam da atividade e se foi possível aprender alguma coisa com elas.
Em seguida faça um registro sobre calendário. Você poderá utilizar como sugestão a aula “Medidas de tempo: o calendário na sala de aula” postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28442 ou utilizar a história “O calendário mágico” da autora Marlene B. Cerviglieri http://www.contos.poesias.nom.br/ocalendariomagico/ocalendariomagico.htm. (Acesso 31/08/2011)
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Peça para digitarem com atenção os sítios abaixo, a fim de que possam ler as histórias postadas.
Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia você em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo e comente com os alunos os dados registrados em cada mês. Ouça os comentários dos alunos, reconte passagens, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.
Para finalizar solicite que levem para casa como tarefa, a seguinte atividade:
Registre os acontecimentos mais importantes em sua vida. Se necessário peça para alguém de sua família ajudá-lo, lembrando quando isto aconteceu (dia, mês, ano). Procure descobrir se nos diferentes meses do ano, algo importante aconteceu em sua vida ou de seus familiares.
Você poderá registrar suas descobertas, em seu laptop (caso os alunos possuam), utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou em uma folha de papel branco.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop, providencie a impressão da mesma.
Utilize as informações que os alunos trouxeram para fazer uma produção de texto que contemple o uso do calendário e o registro dos acontecimentos trazidos por eles. Observe se eles conseguiram escrever fatos envolvendo dia, mês e ano, assim estarão utilizando a noção social de tempo e suas medidas.
Ao finalizar as produções proponha que um aluno troque com o outro para que possam socializar seus textos. Participe deste momento caminhando nas diferentes duplas e fazendo interferências, quando necessário.
Veja o texto produzido pela aluna Eduarda Duarte – 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- ESEBA.
Fonte: Acervo da autora
Escolha um dos acontecimentos importantes que você registrou em seu calendário e faça a sua ilustração.
Imagem feita pela aluna Eduarda Duarte – 3o ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- ESEBA.
Fonte: Acervo da autora
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça uma sondagem sobre o que os alunos já conseguiram aprender sobre calendário. Se possível, tenha mais de um tipo de calendário na sala de aula. A familiarização dos alunos com diferentes tipos de calendários enriquece seus conhecimentos e lhes permite que estabeleçam relações de semelhança e de diferença entre essas formas de registro da passagem do tempo.
Em seguida pergunte se eles sabem o que significa quinzena, bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto. Ouça as hipóteses deles e logo após informe e/ou complemente o significado de cada palavra.
Ao final do diálogo registre na lousa um texto que contemple os dados levantados. Peça aos alunos que copiem no caderno de Matemática. Você poderá fazer assim:
Calendário
Em nossos diálogos sobre calendário foi possível aprender que nele estão marcados os dias da semana, os dias dos meses e os meses do ano.
Observando o calendário de nossa sala de aula vimos que:
Também descobrimos que uma quinzena tem quinze dias, o bimestre tem dois meses, o trimestre tem três meses e o semestre tem seis meses.
Para sabermos se o mês tem 31 dias ou menos, basta lembrarmos da seguinte quadrinha popular:
Trinta dias tem novembro,
Abril, junho e setembro;
Fevereiro vinte e oito ou vinte e nove tem,
Todos os outros têm trinta e um.
Agora, consultando os versinhos, escreva os nomes dos meses do ano, de acordo com a quantidade de dias, na tabela seguir.
Meses com menos de trinta dias |
Meses exatamente de trinta dias |
Meses com menos de trinta dias |
|
|
|
Para finalizar este momento, convide os alunos para assistirem a um vídeo, que retrata os dias e os meses do ano. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=1BP9dzyHTZs&feature=related
VARIAÇÕES
Para saber se um dia tem 30 ou 31 dias você poderá utilizar o sítio:
Fonte: http://aprenderecia.blogspot.com/2009/01/os-meses-do-ano-nas-nossas-mos.html (Acesso 31/08/2011)
Explique assim:
Feche as mãos e fale os nomes dos meses, começando pelo ossinho do dedo indicador. Conte os ossinhos e os espaços entre eles (veja imagem acima).
Na contagem, quando o mês cair num ossinho, ele tem 31 dias. Se o mês cair nos espaços entre os ossinhos, não tem 31 dias. É importante lembrar que fevereiro cai no espaço entre os ossinhos, mas não tem 30 dias.
Professor, a temática calendário poderá ser trabalha de forma interdisciplinar. Você poderá fazer assim:
HISTÓRIA: Construção da linha de tempo de fatos importantes na vida de cada criança. Os vários tempos e espaços.
PORTUGUÊS: Produção de texto sobre atividades realizadas diariamente pelos alunos e/ou em diferentes dias da semana.
CIÊNCIAS: Movimentos da Terra. Melhores meses para plantio.
INFORMÁTICA: Pesquisas na internet sobre o tema.
Para obter outras informações sobre calendário você poderá consultar os sítios:
http://junior.te.pt/escolinha/anosLista.jsp?id=160&p=3&d=mat&t=apr
http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm
http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/medida-tempo-calendario-619501.shtml
No sítio abaixo você irá aprender a fazer, passo a passo, um calendário de rolha.
http://www.youtube.com/watch?v=GrlG_j-Mjuc&feature=related (Acesso 31/08/2011)
A avaliação deve acontecer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem. Ela representa uma oportunidade de reflexão do professor sobre as condições oferecidas aos seus alunos para que a aprendizagem ocorra. Essa reflexão lhe permite verificar se os conteúdos são adequados ao desenvolvimento dos alunos, de que modo eles foram propostos, se houve tempo suficiente para a aprendizagem. Ela deve também fornecer ao professor informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos ou não; os raciocínios desenvolvidos; os valores incorporados; dentre outras. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, assim é possível identificar como o aluno está pensando e obter pistas do que ele não está compreendendo. Dessa forma, observe se os alunos são capazes de reconhecer o significado das palavras bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; identificar os dias da semana; usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo e resolver situações problema envolvendo a temática proposta. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2013
Cinco estrelasEu, gostei muito dessa sugestão é simples, mas tem grande significado na aprendizagem dos alunos, pois a mesma favorece um trabalho com material concreto, como o calendário, o dia, mês e ano. Onde o aluno poderá melhor compreender e assim assimilar o conhecimento.
28/06/2013
Cinco estrelasParabéns